Túnel do tempo traz os 100 anos da Guerra do Contestado na 14ª Jornada

"Conflitos do Contestado", pintura de Nita Dircksen

Na sua 14ª edição, a Jornada de Agroecologia, que acontece de 24 a 27 de junho, em Irati, região sul do Paraná, terá mais uma vez em sua programação, o Túnel do tempo.

Esse ano, o tema escolhido foi os “100 anos da Guerra do Contestado”, já que a Jornada acontece na região onde ocorreu a Guerra do Contestado (1912 a 1916). A ideia é contar a história do povo, desde quem perdeu a batalha, para entendê-la como exemplo de rebeldia e resistência, como um exemplo de luta camponesa, popular que não pode ser esquecida.

O Túnel do tempo é uma metodologia pedagógica que foi desenvolvida para trabalhar com alunos de diversos níveis de ensino, e tem como objetivo o desenvolvimento da pesquisa de um determinado tema. O aluno desenvolve a pesquisa, pensa a linguagem e como apresentá-la na instalação do túnel.

Esse ano o túnel será construídos por alunos da Escola Latino Americana de Agroecologia, localizada no Assentamento Contestado, município da Lapa.

O “Túnel do Tempo: 100 anos da Guerra do Contestado” será montado no Parque Aquático de Irati, durante os dias 24 a 26, funcionará das 8h até 18h, e é aberto ao público.

Saiba mais sobre o túnel do tempo aqui.

Por Riquieli Capitani